SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O papel das Ordens Militares na organização militar medieval portuguesaAlguns aspetos das Ordens de Avis e Santiago no final da Idade Média: interesses militares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

FERREIRA, Leandro  e  SKOOG, Martin Neuding. Besteiros em Portugal e na Suécia em finais da Idade Média. Uma comparação. População e Sociedade [online]. 2020, n.33, pp.30-51.  Epub 13-Maio-2022. ISSN 0873-1861.

Este artigo procura analisar dois corpos de combatentes armados com besta em dois reinos periféricos: Portugal e Suécia. Por um lado, para o caso português, será usado como objeto de estudo os besteiros do conto. Por outro, serão analisadas milícias de besteiros que assumiram um papel relevante na organização do exército do reino sueco. Nesse sentido, este estudo procurará analisar as origens, a organização, a estrutura de comando, as relações desenvolvidas com o Estado ou os poderes régios, as diferentes formas de pagamento pelo serviço militar, as estratégias de recrutamento e de treino, o desempenho armado em campanhas militares e, por fim, a eventual “profissionalização” de ambas as milícias, assim como o proeminente papel que desempenharam em teatros de operações. Com este estudo comparativo procura-se conhecer eventuais similaridades e possíveis diferenças no desenvolvimento histórico de ambas as milícias, tentando encontrar as respostas para essas problemáticas.

Palavras-chave : organização militar; besteiros do conto; guerra medieval; Portugal; Suécia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )