SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Besteiros em Portugal e na Suécia em finais da Idade Média. Uma comparaçãoCultivo e consumo da batata em Trás-os-Montes: impactos socioeconómicos nos séculos XVIII-XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


População e Sociedade

versión impresa ISSN 0873-1861versión On-line ISSN 2184-5263

Resumen

PIMENTA, Maria Cristina. Alguns aspetos das Ordens de Avis e Santiago no final da Idade Média: interesses militares. População e Sociedade [online]. 2020, n.33, pp.52-64.  Epub 13-Mayo-2022. ISSN 0873-1861.

As Ordens de Avis e de Santiago, identificadas em Portugal desde os finais do século XII, reúnem, na sua formulação inicial, um inequívoco pendor militar. Participantes do movimento da Reconquista, a par com um envolvimento próximo da monarquia para garantir a preservação do reino face aos reinos de Leão e Castela, é interessante observar a evolução deste relacionamento ao longo dos tempos. Neste caso, centramos a nossa atenção em alguns aspetos da sua componente militares, com especial relevo para os castelos e os seus responsáveis mais diretos; os Alcaides, na Baixa Idade Média.

Palabras clave : Ordens Militares; Ordem de Avis; Ordem de Santiago; castelos; Baixa Idade Média.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )