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População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

FAVARATO, Cláudia  e  SEIXAS, Paulo Castro. Direitos humanos e a situação da criança e da educação na Guiné Bissau: Caminhos de um “Universalismo de Chegada”. População e Sociedade [online]. 2020, n.34, pp.37-52.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0873-1861.

Este artigo apresenta um breve diagnóstico da situação da criança e da educação no contexto da Guiné-Bissau. Destacam-se fatores estruturais quer de base estatal, quer socioculturais e dois estudos de caso são especificados: o das crianças-irân e o das crianças talibé. Sendo tal situação atentatória em termos de direitos humanos, discute-se a relação entre estes direitos e a realidade vivida. Para além da dicotomia entre universalismo e relativismo cultural propõe-se, na senda de outros autores as possibilidades de um “universalismo de chegada” pelo incrementalismo, pelo confronto dos etnocentrismos e por uma ampla e autêntica participação. Propõe-se, ainda, a necessidade de ter em conta novos quadro de vida em regiões internacionais que possibilitem esse poliálogo, implicando uma atenção particular à sobreposição de “ecumenes” seu mapeamento e relação com a diplomacia.

Palavras-chave : Crianças; Direito Humanos; Guiné-Bissau, Tráfico de Pessoas, Ecumene.

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