SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Conferência sobre o Futuro da Europa: uma resposta política à ameaça populista à integração europeia?Le droit public face aux populismes en Europe: les cas de la Pologne et de la Hongrie índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

PALHAU, João; SILVA, Patrícia  e  COSTA, Edna. Populismo nos Partidos Políticos Portugueses - Os Programas Eleitorais de 2019. População e Sociedade [online]. 2021, n.35, pp.60-83.  Epub 01-Jan-2022. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev35a4.

Portugal tem sido sistematicamente descrito como uma exceção em relação à onda de crescimento de populismo (particularmente, de direita) na Europa. Este artigo visa reavaliar esta tese considerando o contexto das Eleições Legislativas de 2019. Com base numa análise de conteúdo de programas eleitorais, procuramos identificar, medir e caraterizar a presença de dimensões de populismo nas propostas políticas dos partidos. Além disso, este artigo explora as interações entre as dimensões de populismo e outras posições partidárias. Os nossos resultados sugerem que os programas eleitorais são altamente impermeáveis à saliência de populismo, mesmo considerando o partido de direita radical populista que obteve assento parlamentar. Foi identificada uma correlação positiva entre a saliência de populismo e o grau de radicalismo ideológico.

Palavras-chave : Populismo; Portugal; partidos políticos; eleições 2019; programas eleitorais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )