SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37“Professores que nunca morrem”: Rogério Fernandes Ferreira (1929-2010), um pedagogo ao serviço do ensino superior de contabilidadeAplicação do Balanced Scorecard ao Setor da Economia Social: o caso de uma Santa Casa da Misericórdia em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


População e Sociedade

versión impresa ISSN 0873-1861versión On-line ISSN 2184-5263

Resumen

LIRA, Miguel; COSTA, Júlio  y  GARCIA, Ricardo. A descentralização de competências na área da educação: o caso do município da Covilhã. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.34-52.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a3.

Nos últimos anos, em Portugal, o processo da descentralização de competências na área da educação foi objeto de um debate alargado, não tendo sido possível, até ao momento, alcançar um consenso abrangente relativamente à realidade e especificidades que o consubstancia. O objetivo deste trabalho é analisar a perceção que os principais atores, a nível municipal, têm deste processo. A metodologia adotada é de cariz qualitativo, através do estudo de caso do Município da Covilhã, tendo sido inquiridos os envolvidos neste processo de transferência de competências, através de entrevistas semiestruturadas. A perceção geral dos intervenientes auscultados é que este processo pode ser caraterizado como extremamente positivo, muito embora persistam alguns aspetos que podem ser melhorados, sobressaindo a falta de recursos financeiros para fazer face às novas responsabilidades assumidas.

Palabras clave : Descentralização da Educação; Perceções dos Atores Locais; Governo Local; Município da Covilhã..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )