SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Aplicação do Balanced Scorecard ao Setor da Economia Social: o caso de uma Santa Casa da Misericórdia em PortugalA Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

VALENTE, Diana; RODRIGUES, Ana Isabel da Costa Natividade  e  SARDO, Filipe Manuel Alves. Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.78-88.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a5.

O presente estudo visa avaliar as necessidades de informação das empresas agrícolas, analisar os recursos informáticos disponíveis e discutir a integração destes recursos nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento acerca das vantagens da utilização de ferramentas de gestão em ambiente de sala de aula, como via para aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a maximizar as competências adquiridas e a contribuir para a melhoria da eficiência do tecido empresarial. Numa abordagem exploratória, aplicou-se um questionário a agricultores portugueses, tendo sido obtidas 114 respostas, o qual permitiu validar a importância da utilização de sistemas de informação adequados. Este estudo contribui para a investigação sobre o impacto da utilização das ferramentas de gestão na motivação e sucesso académico dos alunos.

Palavras-chave : Gestão; Custos; Ensino-Aprendizagem; Empresas agrícolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )