SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Use of cost control software in the teaching-learning process: management of agricultural business and training of agricultural managersUS Africa Policy from World War II to the Early 1960s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


População e Sociedade

Print version ISSN 0873-1861On-line version ISSN 2184-5263

Abstract

CRUZ-MATEUS, Cristina; SOUSA, Dulce Noronha e  and  RODRIGUES, Ana. A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.89-98.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a6.

Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.

Keywords : Primeira Infância; Contemporaneidade; Creche; Sistema Educativo; Desafios/Oportunidades..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )