Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
População e Sociedade
versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263
Resumo
CRUZ-MATEUS, Cristina; SOUSA, Dulce Noronha e e RODRIGUES, Ana. A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.89-98. Epub 02-Jan-2023. ISSN 0873-1861. https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a6.
Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.
Palavras-chave : Primeira Infância; Contemporaneidade; Creche; Sistema Educativo; Desafios/Oportunidades..