SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolasA Política dos Estados Unidos para a África desde a II Guerra Mundial até ao início da década de 1960 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

CRUZ-MATEUS, Cristina; SOUSA, Dulce Noronha e  e  RODRIGUES, Ana. A Creche no Sistema Educativo: Têndencia Emergente e Oportuna. População e Sociedade [online]. 2022, n.37, pp.89-98.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev37a6.

Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.

Palavras-chave : Primeira Infância; Contemporaneidade; Creche; Sistema Educativo; Desafios/Oportunidades..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )