SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Humanité et travail à bord des navires : Pour une élévation du bien-être des gens de mer au rang de droit fondamentalAnálise das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


População e Sociedade

versão impressa ISSN 0873-1861versão On-line ISSN 2184-5263

Resumo

PORTUGUEIS, Diane  e  ALVES, Cecília Pescatore. Do desastre ambiental à formação de uma rede migratória: o caso de Longarone e Urussanga. População e Sociedade [online]. 2023, n.40, pp.142-153.  Epub 20-Jan-2024. ISSN 0873-1861.  https://doi.org/10.52224/21845263/rev40v2.

O artigo traz a experiência e o relato da pesquisa de campo, que buscou compreender a gênese da constituição de uma rede migratória desde um desastre ambiental ocorrido na Itália, em 1963. Tal configuração forjou conexões entre Longarone no Norte da Itália e Urussanga, no Sul do Brasil, ocasionando consequências que perpassam a busca por laços culturais, resgate familiar e propagação da tradição italiana- aspectos transpostos pela dinâmica econômica engendrada. A metodologia utilizada foi a etnografia multissituada (Marcus, 1995) e observação participante. Almeja-se expor repercussões do estabelecimento de tal rede, que culminam no deslocamento de ítalo-brasileiros para trabalharem em sorveterias na Alemanha, alterando a configuração política, espacial e socioeconômica de sua cidade natal.

Palavras-chave : Redes; Etnografia; Desastre Ambiental; Relato de Campo; Multiterritorialidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )