SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Fundamentos pedagógicos do modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em Moçambique índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

LIMA, Valderez Marina do Rosário; AMARAL-ROSA, Marcelo Prado  e  RAMOS, Maurivan Güntzel. Análise Textual Discursiva apoiado por software: IRaMuTeQ e a análise de subcorpus. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.1-9.  Epub 10-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.1-9.

Introdução: o foco deste trabalho é o processo de geração de categorias a partir da análise de subcorpus de dados qualitativos que são apoiadas no software IRaMuTeQ. A relevância se dá pela ausência de análises de subcorpus na literatura, inclusive de diferentes áreas, na utilização do referido software. O tema central são as nuances relacionadas aos Clubes de Ciências em escolas de Educação Básica. Objetivo: o objetivo foi apresentar as análises de subcorpus no procedimento de categorização que utilizam o método da Análise Textual Discursiva apoiado pelo software IRaMuTeQ, com vistas à compreensão sobre a geração das categorias intermediárias. Método: É uma pesquisa de abordagem qualitativa. O corpus e os subcorpus de análises estão baseados em quatro diálogos sobre o mundo dos Clubes de Ciências entre duas pesquisadoras experientes na temática. O método analítico adotado é a Análise Textual Discursiva apoiado pelo software IRaMuTeQ. No software, tanto para tratamento de corpus quanto de subcorpus, a análise de base foi a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: identificou-se a emersão de cinco categorias intermediárias, sendo possível observar, enquanto principal resultado, a partir das análises de subcorpus, o reconhecimento da composição de cada categoria intermediária por outras cinco a sete categorias iniciais. Conclusões: o procedimento de análise de subcorpus é de suma importância para a compreensão das construções de cada categoria intermediária emergente no software adotado para apoio ao método da Análise Textual Discursiva, configurando-se, enquanto um nível avançado, com agrupamentos, da etapa inicial da categorização, não sendo propriamente o primeiro movimento procedimental, mas ainda dentro da etapa inicial de categorização.

Palavras-chave : Análise Textual Discursiva; Análise Qualitativa; IRaMuTeQ; Subcorpus..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )