SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Análise Textual Discursiva apoiado por software: IRaMuTeQ e a análise de subcorpusUma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MATARUCA, Isabel Vasco Mamude. Fundamentos pedagógicos do modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em Moçambique. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.10-19.  Epub 10-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.10-19.

Este estudo, de carácter exploratório e descritivo, foi desenvolvido com recurso ao paradigma interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa, integrando 86 participantes, distribuídos por três grupos distintos: (i) profissionais dos quadros político e técnico-administrativo e pedagógico da Direcção Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos (ii) formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene e (iii) formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene. O estudo teve como objectivo geral analisar a relevância dos fundamentos pedagógicos do novo modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em Moçambique. Nessa análise, para sustentar o problema da pesquisa identificado foram explorados os princípios da aprendizagem dialógica tomando como base teórica os estudos de Paulo Freire com a sua dialogicidade e os estudos de Habermas com a sua teoria da Acção Comunicativa. Com o apoio do software de análise de dados qualitativos MAXQDA, procedemos à transcrição das entrevistas semi-estruturadas previamente gravadas em suporte áudio, organizámos o corpus de dados, realizámos uma análise horizontal das entrevistas semi-estruturadas aplicadas a cada grupo constituinte da nossa amostra, visualizámos, e projectámos os resultados. O fraco desempenho dos alunos na leitura, escrita e Matemática; a necessidade da elevação do nível de ingresso dos candidatos, da 10ª para a 12ª classe, a expectativa da racionalização de recursos humanos e a pressão para que Moçambique se equiparasse às exigências dos países da região são algumas das razões que ditaram a adopção do novo modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos. Os resultados indicam que o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos foi recebido com entusiasmo, apesar de enfermar de algumas lacunas e enfrentar alguns desafios pedagógicos e institucionais.

Palavras-chave : Formação de professores; Fundamentos pedagógicos; Educadores de Jovens e Adultos; Modelo de Formação; Andragogia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )