SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Fundamentos pedagógicos do modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em MoçambiqueDesarrollo del aprendizaje y contenidos nucleares en un Máster de investigación online índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ALEIXO, José Bento; GUAMBE, Alsone Jorge  e  SEBASTIAO, Luis Miguel dos Santos. Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.20-30.  Epub 10-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.20-30.

O presente estudo intitulado “Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue”, visa compreender o processo de implementação do Ensino Bilingue no sistema de ensino moçambicano, respondendo à questão “Quais os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do programa de ensino bilingue em Moçambique?”. Numa pesquisa baseada no paradigma interpretativista, de carácter exploratório e abordagem qualitativa, foram analisados documentos relativos ao ensino bilingue. Através de entrevistas semi-estruturadas efectuadas a membros séniores do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, professores, directores das escolas e membros de Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias de dois distritos, um com apoio de parceiros e outro sem apoio de parceiros, todos envolvidos no ensino bilingue, os dados recolhidos que foram sujeitos à análise de conteúdo do qual se concluiu que a língua é apenas um dos factores causadores do desperdício e abandono escolares. São factores facilitadores da implementação da modalidade bilingue a existência de recursos humanos, docentes e não docentes, parceiros para a educação e comunidades das zonas rurais que pressionaram a introdução de turmas bilingues nas escolas. Enquanto que, a não aceitação, o desconhecimento da filosofia desta modalidade e a pobreza, constituem-se em factores inibidores. Para a redução do impacto dos factores inibidores, suge-se maior investimento na disseminação e a inclusão das línguas moçambicanas na formação de alguns profissionais como médicos e jornalistas.

Palavras-chave : Ensino bilingue; Sistema de ensino; Língua materna; Escola; Moçambique..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )