SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7A educação domiciliar no Projeto de Lei nº 2.401/2019 e sua discussão em jornais e revistas veiculadas na webDesafios Colocados à Investigação Adaptada ao Contexto e ao Investigador: Adequação Perante a Unidade e Diversidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MEDEIROS, Rodolfo de Oliveira et al. Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.51-59.  Epub 11-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.51-59.

Introdução: A educação pode ser considerada um caminho para mudar o mundo. Para isso, busca proporcionar, de forma eficaz, cada vez mais conhecimentos que são as bases para o desenvolvimento integral humano. Neste tocante, a formação continuada de docentes figura como importante aspecto na busca por mudanças significativas no cenário educacional, considerando as especificidades de cada cenário de sua atuação. As metodologias ativas no ensino superior têm despontado como uma estratégia inovadora e ao mesmo tempo desafiadora. Para tanto, faz-se necessário que o docente inserido nesse cenário esteja em constante aprendizado. Objetivo: Compreender a visão dos docentes do ensino superior em saúde sobre a continuidade do processo de aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais, realizada em uma Faculdade do interior paulista, com quarenta docentes dos cursos de medicina e enfermagem, inseridos em unidades educacionais distintas. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas gravadas, com uma questão norteadora que buscou compreender a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem no âmbito das metodologias ativas. Resultados: Segundo a percepção dos docentes entrevistados, a continuidade do processo de aprendizagem é fundamental, essencial e oportuna, proporcionando condições de estarem sempre atualizados frente às inovações da atualidade. Indicaram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a principal forma de continuar aprendendo Conclusões: Nota-se que a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem consiste em mecanismos de atualização. Reitera-se a necessidade de as instituições de ensino superior ofertarem condições para que ocorra a continuidade do processo de atividade docente.

Palavras-chave : Saúde; Formação de Professores; Educação Permanente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )