SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Desafios Colocados à Investigação ao Contexto e ao Investigador: Adaptação ao Investigador em Dificuldades e em Contexto DifícilAnálisis multimedia del impacto del confinamiento por COVID-19 en menores con autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

PINHO, Isabel  y  MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.75-84.  Epub 15-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.75-84.

Nos últimos anos a Análise da Aprendizagem tem atraído crescente atenção por investigadores, práticos e instituições. O ponto de partida deste estudo é a questão: Como realizar uma análise do estado da arte sobre análise de aprendizagem? Para responder a esta questão desenhamos um estudo exploratório de modo a obter uma visão geral do tema. Definimos a expressão de busca e as unidades de análise para recolher informação a partir da Web of Science. A análise dos dados teve o apoio VOSviewer (para gerar as redes de coocorrência de palavra-chave e de cocitações de referências citadas) e do Gephi (para o cálculo das métricas de análise, da identificação dos termos mais relevantes e das referências estruturantes do tema). Os resultados obtidos, para além de uma panorâmica geral, permitem gerar novas questões que irão estruturar a revisão da literatura baseada num modelo conceptual sólido. Este método permite evoluir da descrição dos artigos seminais e relevantes para uma análise mais estruturada e interligada.

Palabras clave : Análise de Aprendizagem; Avaliação Educacional; Bibliometria; Análise de Redes de Documentos; Métodos mistos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )