SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Desafios Colocados à Investigação ao Contexto e ao Investigador: Adaptação ao Investigador em Dificuldades e em Contexto DifícilAnálisis multimedia del impacto del confinamiento por COVID-19 en menores con autismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PINHO, Isabel  e  MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.75-84.  Epub 15-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.75-84.

Nos últimos anos a Análise da Aprendizagem tem atraído crescente atenção por investigadores, práticos e instituições. O ponto de partida deste estudo é a questão: Como realizar uma análise do estado da arte sobre análise de aprendizagem? Para responder a esta questão desenhamos um estudo exploratório de modo a obter uma visão geral do tema. Definimos a expressão de busca e as unidades de análise para recolher informação a partir da Web of Science. A análise dos dados teve o apoio VOSviewer (para gerar as redes de coocorrência de palavra-chave e de cocitações de referências citadas) e do Gephi (para o cálculo das métricas de análise, da identificação dos termos mais relevantes e das referências estruturantes do tema). Os resultados obtidos, para além de uma panorâmica geral, permitem gerar novas questões que irão estruturar a revisão da literatura baseada num modelo conceptual sólido. Este método permite evoluir da descrição dos artigos seminais e relevantes para uma análise mais estruturada e interligada.

Palavras-chave : Análise de Aprendizagem; Avaliação Educacional; Bibliometria; Análise de Redes de Documentos; Métodos mistos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )