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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

FERNANDA, Joyce et al. Problematização: experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissional. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.107-114.  Epub 15-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.107-114.

Introdução: frente a necessidade de reformas curriculares para atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais, novas propostas de ensino são precisas. Para tal, propõe o uso de metodologias ativas de aprendizagem, as quais estimulam um processo de ensino e aprendizagem centrado no estudante, promovendo um aprendizado ativo, crítico e reflexivo. Objetivo: descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior no ano de 2018. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda série dos cursos. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: os dados foram organizados em três categorias: possibilidades de aprendizagem no cenário de prática; o papel do facilitador na problematização; dificuldades para implementar a problematização nas práticas profissionais. Conclusões: Os estudantes destacaram que o aprendizado no cenário de prática favorece a articulação entre a teoria e prática, por meio de um movimento integrado e reflexivo, além disso, o papel do facilitador e o vínculo com a unidade de saúde, influenciam, de maneira considerável, no desempenho do estudante.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde..

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