SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Problematização: experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissionalParalelo qualitativo entre grupos focais presenciais e virtuais: limitações e potencialidades vistas a partir do Iramuteq índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MIGUEL, Marta  e  PEREIRA, Cristina. Intervenção Precoce: Estudo comparativo entre Portugal e Espanha. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.115-127.  Epub 17-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.115-127.

A realidade da Intervenção Precoce na Europa assume contornos bastantes distintos nos vários países. Mais concretamente as assimetrias de região para região quer em Portugal quer em Espanha, ao nível das práticas de Intervenção Precoce (IP), foram-se tornando mais evidentes levando a uma necessidade de criar um quadro de referência comum. É nesse sentido que foram publicados, através da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) e da Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT), dois livros com o mesmo objetivo: elaborar um guia para profissionais de IP que permita orientar e disseminar as práticas de IP nos dois países. O objetivo do presente estudo é caracterizar, numa perspetiva comparativa, a IP nos dois países na busca de pontos de interseção, reveladores de uma possível semelhança entre duas sociedades tão interligadas geográfica e culturalmente.Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo em que o método de estudo escolhido foi o estudo de caso. Este assenta numa metodologia essencialmente descritiva e analítica em que também é usada uma descrição histórica pois são analisados acontecimentos e instituições relacionados com a IP que influenciaram as sociedades. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados (entrevistas e a pesquisa documental) e as técnicas de análise de dados (análise de conteúdo das entrevistas, análise de documentos internos e a análise de conteúdo dos manuais relativos à IP publicados em Portugal e Espanha) permitiram apurar similitudes, nuances específicas, mas também diferenças no que respeita a área da Intervenção Precoce destes dois países.

Palavras-chave : Intervenção Precoce; Portugal; Espanha; Associação Nacional de intervenção Precoce (ANIP); Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT)..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )