SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Qualitative Parallels between Online and in-person Focus Groups: Strengths and Weaknesses Seen through IramuteqAnalysis of Reading and Writing Practices in Historian Training. A Case Study Based on Curricular Analysis and Actor’s Vision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

MEIRA, Karla; APARECIDA, Luzmarina  and  PINHEIRO, Osni Lazaro. Farmacologia: O aprendizado de forma lúdica. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.145-152.  Epub Nov 22, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.145-152.

Introdução: Na formação profissional o uso de jogo educacional associado a situações da prática de farmacologia proporcionaram ao estudante uma forma concreta e lúdica de aprendizagem. Objetivo: Analisar o uso de um jogo educacional de forma lúdica com aplicação de conceitos básicos de farmacologia. Método: Estudo qualitativo, com abordagem observacional e descritiva. A coleta de dados foi realizada com juízes com experiências em ensino e em farmacologia. Os juízes validaram o jogo por meio de um questionário que continha um campo aberto o qual realizaram suas considerações e sugestões de melhorias. Foi elencado os núcleos de sentido e uma análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: As temáticas foram: Facilidades de aprender conceitos básicos de farmacologia por meio de um jogo e Dificuldades encontradas para aprender conceitos básicos de farmacologia, ambas foram trabalhadas para buscar melhoria no jogo e seus conteúdos. Considerações finais: Os jogos foram validados pelos juízes que apontaram sugestões relevantes para aprimorar o material didático, o conteúdo, as regras do jogo e possibilitar uma aprendizagem compátivel ao ensino técnico de farmácia.

Keywords : Aprendizagem; Ensino; Jogo; Farmacologia; Material Didático..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )