SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Paralelo qualitativo entre grupos focais presenciais e virtuais: limitações e potencialidades vistas a partir do IramuteqAnálisis de las prácticas de lectura y escritura en la formación del Historiador. Un estudio de caso a partir del análisis curricular y de la visión de los actores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MEIRA, Karla; APARECIDA, Luzmarina  e  PINHEIRO, Osni Lazaro. Farmacologia: O aprendizado de forma lúdica. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.145-152.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.145-152.

Introdução: Na formação profissional o uso de jogo educacional associado a situações da prática de farmacologia proporcionaram ao estudante uma forma concreta e lúdica de aprendizagem. Objetivo: Analisar o uso de um jogo educacional de forma lúdica com aplicação de conceitos básicos de farmacologia. Método: Estudo qualitativo, com abordagem observacional e descritiva. A coleta de dados foi realizada com juízes com experiências em ensino e em farmacologia. Os juízes validaram o jogo por meio de um questionário que continha um campo aberto o qual realizaram suas considerações e sugestões de melhorias. Foi elencado os núcleos de sentido e uma análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: As temáticas foram: Facilidades de aprender conceitos básicos de farmacologia por meio de um jogo e Dificuldades encontradas para aprender conceitos básicos de farmacologia, ambas foram trabalhadas para buscar melhoria no jogo e seus conteúdos. Considerações finais: Os jogos foram validados pelos juízes que apontaram sugestões relevantes para aprimorar o material didático, o conteúdo, as regras do jogo e possibilitar uma aprendizagem compátivel ao ensino técnico de farmácia.

Palavras-chave : Aprendizagem; Ensino; Jogo; Farmacologia; Material Didático..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )