SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7A Banalização do Mal e a Representação dos Discursos de Adolescentes no Combate ao BullyingInvestigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e Considerações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

SOUSA, Rafael; PIMENTA, Clara; BOGONI, Barbara  y  HENNING, Poul. Abordagem, projeto e métodos de investigação qualitativa em contexto educacional. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.181-189.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.181-189.

Pretende-se com este artigo apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica de tipo narrativo, tendo como foco a definição metodológica de uma investigação qualitativa em contexto educacional. Para isso, são identificados os principais elementos relativos à definição metodológica, os seus diferentes tipos e particularidades, assim como os critérios de seleção a considerar. Este artigo está organizado em três partes. Na primeira parte é considerada a abordagem de pesquisa, enquanto plano geral que conduz a investigação, referindo os tipos de abordagem existentes e as suas características específicas do ponto de vista ontológico, epistemológico e metodológico. São depois apresentados três critérios a considerar na seleção da abordagem. Por fim é referido um conjunto de particularidades das abordagens de tipo qualitativo. A segunda parte é dedicada ao projeto de pesquisa, entendido como estrutura lógica do estudo, referindo os diferentes tipos e as suas características. São depois apresentadas as estratégias de pesquisa frequentemente adotadas em estudos qualitativos, assim como os critérios de seleção. Por fim é aprofundada a estratégia de estudo de caso, tendo em conta a sua importância em estudos em contexto educacional, passando pelos aspetos que devem ser considerados na sua definição. Na terceira parte são considerados os métodos de pesquisa, referindo os diferentes procedimentos mais seguidos em estudos qualitativos, os tipos de evidência e exemplos. De seguida são assinalados três aspetos a ter em consideração na definição dos métodos de recolha e registo de dados. Por fim, é reunido um conjunto de recomendações para o processo de análise e interpretação de dados.

Palabras clave : Investigação Qualitativa; Estratégia de Estudo de Caso; Métodos de Pesquisa; Investigação em Contexto Educacional; Definição Metodológica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )