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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SOUSA, Rafael; PIMENTA DO, Clara; BOGONI, Barbara  e  HENNING, Poul. Investigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e Considerações. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.190-199.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.190-199.

Com este artigo pretende-se apresentar o processo de definição metodológica de uma investigação de campo qualitativa em contexto educacional, assim como as considerações críticas sobre os procedimentos adotados. A investigação aborda as formas de representação no ensino do projeto de arquitetura, e tem como casos de estudo duas escolas, a auic-polimi e a faup. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira parte são enunciados os elementos fundamentais da metodologia seguida. Começa-se por considerar a abordagem de pesquisa, referindo os tipos de abordagem existentes, as suas características gerais, e os critérios que conduziram à seleção de uma abordagem de tipo qualitativo. De seguida, é introduzida a noção de projeto de pesquisa como a estrutura lógica do estudo, e apresentam-se as estratégias mais frequentes em investigação qualitativa. Parte-se então para a definição do estudo de caso, referindo os principais aspetos que foram tidos em conta: o número de casos considerados, as suas unidades de análise, e a ligação lógica entre os dados e o problema de pesquisa. Chegou-se à definição de um estudo de caso múltiplo, considerando três unidades de análise incorporadas, e um modelo lógico dedutivo-indutivo. São depois referidos os métodos de recolha, registo, análise e interpretação de dados seguidos, orientados por uma Matriz de Caracterização do objeto de estudo e de uma Tabela Síntese. Na segunda parte são consideradas as particularidades da metodologia aplicada, sobretudo em relação aos métodos de pesquisa. Para isso são referidos os principais aspetos positivos e negativos dos procedimentos adotados, assim como os aspetos a melhorar.

Palavras-chave : Investigação de Campo Qualitativa; Estratégia de Caso de Estudo; Observação Participativa e Não-participativa; Investigação em Contexto Educacional; Definição Metodológica..

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