SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Evaluación de titulaciones universitarias según su aportación a la cohesión social (UNIVECS). Resultados de un análisis de validación cualitativa a través de grupos focales en dos titulaciones de máster de la Universitat de ValènciaOficina IN virtual com estudantes no ingresso ao ensino superior: espaço dialógico em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

OLIVEIRA, Paulo de Tarso  e  VIDAL, Maria Eunice Barbosa. A Vivência Interdisciplinar no Ensino Superior: um Estudo de Projetos Pedagógicos. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.296-303.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.296-303.

Esta investigação comporta a questão básica de como a necessidade de uma vivência interdisciplinar é tratada nos projetos pedagógicos de ensino superior. A escolha se justifica pela necessidade de compreensão da interdisciplinaridade como demanda para as instituições. O objetivo geral é ampliar a compreensão do percurso institucional das proposituras gerais de interdisciplinaridade das Diretrizes Curriculares para o ensino superior. Especificamente, é descrever e interpretar aspectos das concepções de interdisciplinaridade contidas nos projetos pedagógicos dos cursos. A metodologia utilizada envolve a coleta de dados e sua interpretação. Os dados serão coletados em projetos pedagógicos disponíveis em sites de instituições universitárias situadas numa região delimitada. Para a interpretação, foram estabelecidas categorias preliminares de análise que englobam características específicas dos projetos pedagógicos, bem como as correspondências referentes às Diretrizes Curriculares, às diferenças e semelhanças entre projetos de diferentes modalidades de graduação, quanto à interdisciplinaridade. Tais categorias são: (i) correspondência em relação à respectiva Diretriz Curricular; (ii) fundamentação teórico / prática; (iii) consistência: coerência / contradição entre a proposta de interdisciplinaridade e demais concepções e proposituras do curso; (iv) previsão de grau e intensidade de envolvimento individual e institucional nas ações interdisciplinares; (v) similaridade / diferenciação das concepções de interdisciplinaridades entre projetos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Tecnológicas, Biológicas; (vi) similaridade / diferenciação das concepções de interdisciplinaridade entre projetos das diferentes modalidades de graduação: bacharelado, licenciatura, formação de tecnólogos. Os resultados até o momento estão restritos à construção de um referencial teórico e ao instrumental para a análise dos dados.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Pesquisa Qualitativa; Projeto Pedagógico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )