SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Oficina IN virtual com estudantes no ingresso ao ensino superior: espaço dialógico em tempos de pandemiaIniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

COCO, Dilza; MACEDO, Érika Sabino de; LEITE, Priscila de Souza Chisté  e  FONTE, Sandra Soares Della. Uma proposta metodológica sobre o discurso fotográfico no âmbito da pesquisa acadêmica. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.313-320.  Epub 11-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.313-320.

As pesquisas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades, têm apresentado dificuldades em utilizar a imagem fotográfica de modo contextualizado e estético. Para atenuar esse problema, foi planejada e executada ação de formação, sob a forma de minicurso, com o tema “A fotografia na pesquisa acadêmica”. A partir dessa experiência, este artigo tem como objetivo apresentar metodologia desenvolvida na referida formação a qual foi executada de modo virtual. Os 12 participantes eram alunos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, bem como licenciandos em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo. O referencial teórico-metodológico adotado no curso inspira-se no filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. Na sequência, exibe percurso formativo do curso, evidenciando os cinco encontros e, a seguir, discorre sobre as análises das produções escritas dos participantes. Conclui que o curso contribuiu para a mudança de pensamento sobre a utilização da fotografia na pesquisa acadêmica, tendo em vista que os participantes incorporaram as discussões realizadas nos textos escritos que criaram. A partir dessa experiência, é possível pensar que tal iniciativa pode ser compartilhada em outros contextos desde que a fotografia seja reconhecida como discurso que possui carácter histórico, ideológico, estético e dialógico, ou seja, considerando seus aspectos plásticos (cor, composição, textura e contraste), o contexto em que foi produzida, a formação social do fotógrafo, a comunicação entre as imagens fotográficas e outros textos visuais/verbais; e a recepção por parte dos leitores que podem atribuir ao discurso fotográfico diferentes sentidos.

Palavras-chave : Fotografia; Pesquisa Acadêmica; Metodologia de Pesquisa; Ensino..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )