SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Uma proposta metodológica sobre o discurso fotográfico no âmbito da pesquisa acadêmicaVicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PEREIRA ANTUNES, Ana  e  BARROS ARAUJO, Sara. Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.321-331.  Epub 15-Nov-2121. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.321-331.

Dado o interesse crescente e a pertinência da investigação qualitativa na área da Psicologia, importa promover oportunidades de formação aos alunos nesta modalidade de pesquisa científica. A investigação qualitativa revela-se um fator importante na promoção da justiça social, sendo que os psicólogos da Educação parecem recetivos a esta forma de pesquisa. O principal objetivo deste trabalho é conhecer como um grupo de estudantes perceciona a investigação qualitativa e uma unidade curricular de métodos de investigação, centrada na metodologia qualitativa, após a frequência da mesma. O estudo é qualitativo de natureza exploratória. O grupo de participantes era constituído por 11 alunos (10 mulheres e um homem), inscritos num curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, assegurando-se a participação informada e voluntária. A recolha de dados foi efetuada através da produção de narrativas individuais, com tópicos orientadores para a sua redação. Os textos foram alvo de análise de conteúdo, realizada por dois codificadores, seguindo uma lógica dedutiva e indutiva. Os dados obtidos revelam conhecimento dos alunos sobre a investigação qualitativa congregado nas categorias: Paradigmas/Visão do Mundo, Propósito da Investigação, Dimensão do Fenómeno e Pressupostos Ontológico, Metodológico, Epistemológico e Axiológico. No que se refere à unidade curricular destacam-se perceções associadas às categorias: Aspetos motivacionais, Processo Ensino-aprendizagem e Transferência da Aprendizagem. A frequência da unidade curricular parece ter contribuído para o aprofundar do conhecimento dos alunos sobre investigação qualitativa, desmistificando crenças, experimentando, e valorizando esta nova abordagem investigativa, sugerindo a sua lecionação mais cedo no percurso formativo, durante a licenciatura.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Aprendizagem; Psicologia da Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )