SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Análise curricular do curso de medicina na perspectiva da saúde da população negraAplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

LEMES, Monike Alves et al. O desafio do aprimoramento da avaliação em aprendizagem ativa na formação em saúde. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.350-358.  Epub 17-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.350-358.

Introdução: é esperado que, na aprendizagem ativa, a avaliação seja uma ferramenta modulatória do processo de desenvolvimento do estudante, mas, comumente, essa é uma prática angustiante para docentes e estudantes. Objetivo: identificar sugestões de aprimoramento da prática avaliativa em aprendizagem ativa na graduação em saúde; Métodos: estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com 25 docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina, em uma Instituição de Ensino Superior pública, da região centro oeste do interior paulista. Os dados foram interpretados pela Técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade temática, de acordo com as etapas Pré-análise (organização dos dados coletados por meio de sucessivas leituras), Exploração do material (identificação das categorias) e Tratamento dos resultados: inferência e interpretação (esclarecimento dos significados contidos nos dados coletados e articulação entre interpretação dos dados, referencial teórico e objetivos do estudo). Resultados: foram identificadas três categorias de aprimoramento da avaliação na aprendizagem ativa em saúde, sendo: Desenvolvimento docente (formação pedagógica docente, especialmente em avaliação afetiva e melhor preparo para lidar com os aspectos relacionais, afetivos, comunicacionais e de grupo), Adequação dos instrumentos e práticas avaliativas (padronização e implementação de instrumentos avaliativos e adesão por critérios de correção mais objetivos) e Orientação aos estudantes (meios de capacitar os estudantes a respeito das práticas avaliativas e seus objetivos, com destaque para autoavaliação e avaliação dos pares). Considerações finais: nota-se que o aprimoramento da prática avaliativa na aprendizagem ativa é indissociável da capacitação de docentes e estudantes e da adoção de práticas e instrumentos de avaliação padronizados e conhecidos por todos os seus atores.

Palabras clave : Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação Educacional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )