SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino SuperiorNarrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PINHO, Franciane de Oliveira; CASTRO, Rafael Fonseca de  e  COSTA, Elisabete Pinto da. Mediação de Conflitos: impactos de uma intervenção pedagógica uma escola pública na Amazónia Ocidental do Brasil. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.367-376.  Epub 17-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.367-376.

Este trabalho apresenta resultados da implementação da mediação de conflitos, enquanto proposta de intervenção pedagógica para lidar com a indisciplina numa escola pública da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia, na Amazónia Ocidental do Brasil. O estudo justificou-se pela manifestação crescente da indisciplina, com prejuízo dos processos de ensino e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Acresce não haver pesquisas stricto sensu sobre a mediação aplicada à educação na região norte do Brasil, tampouco estudos que promovam o diálogo entre a mediação escolar com a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A intervenção teve a duração de quatro meses, no período de agosto a novembro de 2019, tendo participado da pesquisa dezoito estudantes de uma turma do 7º ano, nove professores e quatro profissionais da equipa de gestão da escola. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo intervenção pedagógica, cujas etapas consistiram na análise situacional, sensibilização, formação, institucionalização e avaliação. Foram realizados oito encontros com estudantes, cinco com docentes e seis com a equipa gestora, totalizando dezanove encontros. A avaliação da intervenção foi realizada através de observação, questionário e entrevista. Os dados recolhidos foram organizados e analisados em três categorias. i) convivência na escola; ii) mediação de conflitos na escola; iii) efeitos da mediação de conflitos). Entre os principais resultados, constata-se que os estudantes manifestaram que a mediação proporcionou mudanças positivas na convivência escolar; os docentes afirmaram a necessidade de adequação da prática pedagógica à sala de aula, com o intuito de diminuir as situações de indisciplina, e a equipa gestora reconheceu a relevância da mediação como estratégia de prevenção da indisciplina, percebendo a mudança de postura nos estudantes e também nos docentes.

Palavras-chave : Mediação de Conflitos; Teoria Histórico-Cultural da Atividade; Intervenção Pedagógica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )