SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Mediação de Conflitos: impactos de uma intervenção pedagógica uma escola pública na Amazónia Ocidental do BrasilLugar e funções psicológica e educacional da Criatividade no currículo implementado da educação pré-escolar e do ensino básico: contributos de um grupo de discussão focalizada com docentes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


New Trends in Qualitative Research

versión On-line ISSN 2184-7770

Resumen

OLIVEIRA, Ellen Synthia Fernandes de et al. Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.377-385.  Epub 17-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.377-385.

Introdução: o artigo discute os resultados de um estudo com enfermeiras egressas de um curso de mestrado profissional na área de Enfermagem de Saúde Familiar em Aveiro, Portugal. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a contribuição do curso na prática profissional das enfermeiras nos serviços de saúde de atenção básica e hospitalar. Metodologia: Foram utilizados questionário e entrevistas com dez enfermeiras que atuam nos serviços de saúde de atenção primária, na região de Aveiro, Portugal. Foi usado o método de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da análise categorial, com auxílio do software WebQDA para organização e codificar os dados das narrativas. Resultados e discussão: a partir das três categorias analisadas: i) contribuições do mestrado aos serviços de saúde, ii) incompreensões sobre o mestrado profissional e iii) mestrado como espaço de conhecimento, é discutido os limites e possibilidades do mestrado profissional, ressaltando a relevância da avaliação dos processos para o desenvolvimento institucional. Dessa forma tanto na entrevista, quanto no questionário foi possível identificar o mestrado como um espaço, não apenas de aquisição de conhecimentos, mas de transformações nos espaços de trabalho do egresso. Conclusões: Embora tenha sido evidenciada a satisfação das egressas com o curso, o estudo identificou dificuldades quanto ao suporte para o desenvolvimento da pesquisa sem dispensa de carga horária nos serviços. Foi evidente os conhecimentos teórico e habilidades técnicas adquiridos pelas egressas no local de trabalho, relacionados com a aplicabilidade nos serviços e na atuação profissional e pessoal.

Palabras clave : Educação de Pós-graduação; Saúde Pública; Enfermeiras de Saúde da Família; Pesquisa Qualitativa..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )