SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde FamiliarA utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

VALQUARESMA, Andreia  e  COIMBRA, Joaquim Luís. Lugar e funções psicológica e educacional da Criatividade no currículo implementado da educação pré-escolar e do ensino básico: contributos de um grupo de discussão focalizada com docentes portugueses. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.386-395.  Epub 18-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.386-395.

Nos últimos tempos têm vindo a multiplicar-se as orientações quanto à urgência de se considerar a criatividade como um objetivo vital para a educação de futuro. Os sistemas educativos ocidentais lutam para se (re)inventarem e tornarem capazes de dar uma resposta adequada às exigências de renovação e de acrescida eficácia das sociedades contemporâneas. Apesar do reconhecimento da importância de incluir a criatividade nos curricula educativos, a maioria tende a reconhecê-la de uma forma implícita e pouco diferenciada quanto à sua conceptualização e operacionalização no âmbito da intervenção educativa. Com o intuito de contribuir para esta discussão, propusemo-nos analisar criticamente a abordagem da criatividade nos curricula da educação pré-escolar e do nível básico de escolaridade em Portugal, equacionando as implicações desse enquadramento no plano das práticas pedagógicas adotadas por educadores e professores em contexto de sala de aula. Através da dinamização de um grupo de discussão focalizada com seis docentes e de uma subsequente análise de conteúdo desta atividade, explorámos as suas perceções sobre a criatividade e sobre o modo como esta era (ou não) incentivada pelos curricula escolares. Os principais resultados sublinham o consenso quanto à relevância da promoção da criatividade nos contextos educativos, apesar da desarticulação entre curricula escolares e práticas pedagógicas associadas à criatividade. Para tal contribui uma plêiade de fatores dos quais se destacam as dificuldades em conciliar pressões associadas a metas educativas com objetivos de desenvolvimento da criatividade, a complexidade inerente ao constructo de criatividade, a cristalização de práticas da classe docente, lacunas na sua formação, ou ainda preconceitos sociais e culturais em torno da criatividade. Para além das possíveis repercussões sociais e culturais, estes resultados podem contribuir para a definição de curricula educativos assentes em estratégias pedagógicas mais capazes de nutrirem o desenvolvimento holístico da criatividade em crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Criatividade; Educação; Grupo de Discussão Focalizada; Currículo Implementado; Educação Pré-escolar e Ensino Básico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )