SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Locus and Psychological and Educational Functions of Creativity in the Preschool and Basic Education Implemented Curricula: Contributions from a Focus Group with Portuguese TeachersDiscursive Textual Analysis in Science and Mathematics Education: 2004-2020 Period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

CARVALHO, Marisa. A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.396-402.  Epub Nov 18, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.396-402.

Nas últimas décadas, o debate acerca da educação inclusiva tem vindo a ganhar relevo do ponto de vista da investigação educacional. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria acerca das experiências de inclusão em múltiplos contextos, potenciando o caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Neste trabalho, de natureza exploratória, pretendemos explorar de que modo a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. Foi realizada uma pesquisa na base de dados Education Resources Information Center, usando as palavras-chave “Grounded theory AND Inclusive education”, tendo sido identificados 12 artigos relevantes para análise. Verificou-se alguma diversidade nas dimensões identificadas, designamente relacionadas com as políticas, com a identidade profissional do professor e com a participação de crianças e jovens em diferentes contextos educativos. Do ponto de vista metodológico, os estudos identificados parecem usar a grounded theory com maior foco nos procedimentos de codificação. Conclui-se haver necessidade e vantagens de um maior aperfeiçoamento no uso da grounded theory no sentido da construção de teoria em educação inclusiva.

Keywords : Grounded Theory; Educação Inclusiva; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )