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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SOARES, Francisco José Passos et al. Estudo bibliométrico da produção científica brasileira e internacional sobre gênero na educação médica. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.433-441.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.433-441.

Introdução: Para o enfrentamento aos estereótipos de gênero e princípios patriarcais, estruturais, presentes no currículo médico, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina orientam para a abordagem das necessidades de saúde, inclusive a pesquisa relacionada ao gênero. Objetivos: Analisar a evolução na produção científica relacionada a gênero, em três importantes periódicos de educação médica, dos Estados Unidos da América, da Europa e do Brasil, considerando a possiblidade de influência externa na pesquisa científica brasileira. Métodos: Pesquisa bibliográfica apoiada na teoria da neobibliometria, utilizando como indicadores bibliométricos: periódico; ano de publicação; temática; autoria; incidência das temáticas; metodologia. Resultados: semelhanças na abordagem temática entre os periódicos analisados, e atraso na pesquisa e baixo número de pesquisas nacionais originais, evidenciam a possibilidade de colonização da pesquisa e da educação médica brasileira; o protagonismo feminino na autoria é evidente e crescente; a pesquisa nacional deve, com originalidade, criar as condições para a transformação das práticas docentes, e de currículos, considerando a mais ampla visão sobre o papel da universidade, o trabalho médico, e as demandas sociais.

Palavras-chave : Saúde da Mulher; Medicina; Gênero e Saúde..

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