SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Geography Didactics from the Methodological Guidelines in the USP FFCL Training Course (1934-1960)Educação Popular: Gênero, Expressão Fotográfica e Reforma Agrária no Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SANTOS, Olga; BERGANO, Sofia  and  OLIVEIRA, Mário. Educação e desenvolvimento na Ilha do Príncipe: A cooperativa de valorização de resíduos e o seu potencial educativo. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.450-460.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.450-460.

A Cooperativa de Valorização de Resíduos, em Porto Real - Ilha do Príncipe, desenvolve a sua atividade através da reciclagem de vidro, que transforma em joias artesanais, sendo este trabalho desenvolvido pelas mulheres que constituem a cooperativa. A intenção deste artigo é dar a conhecer o potencial educativo da cooperativa através do envolvimento das escolas, contribuindo para o desenvolvimento da Ilha, acentuando o seu papel enquanto Reserva Mundial da Biosfera. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso de cariz qualitativo, com vista a analisar as perceções de diferentes atores sociais envolvidos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e tratados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de aproximação da cooperativa às escolas com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de separação e reciclagem dos materiais dispersos pela Ilha, numa perspetiva de todos contribuírem para o seu desenvolvimento e para a minimização dos impactes ambientais existentes na mesma.

Keywords : Educação; Cooperativa de Resíduos; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )