SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Covid-19, Lockdown and Telecommuting: A Qualitative Study of the Psychological Impact and Adaptation in Two Emergency StatesViolated Childhood: Study of Reports Published in the Press about the Girl Victim of Rape and the Consequent Legal Abortion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

FERREIRA, Óscar Ramos; BAIXINHO, Cristina Lavareda; MEDEIROS, Marcelo  and  FERNANDES DE OLIVEIRA, Ellen Synthia. Aprender a usar evidência no curso de licenciatura em enfermagem: Resultados de um Focus Group. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.35-43.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.35-43.

Introdução: A prática baseada na evidência tem benefícios para a melhoria dos cuidados de saúde e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Tal como outras áreas precisa de ser aprendida. Objetivo: Compreender a perspetiva dos estudantes, do curso de licenciatura em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica Métodos: Focus Group com oito participantes. A análise qualitativa dos achados foi efetuada com recurso ao software WebQDA® e seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Seguiram-se os princípios éticos inerentes à investigação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: Emergiram quatro categorias: Pertencer, Usar evidência, Melhorar Cuidados e Desenvolver competências e respetivas subcategorias. A perceção dos estudantes é que a participação em projetos de transferência de conhecimento para a clínica gera oportunidades de aprendizagem relacionadas com o uso e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências. Conclusões: A metodologia utilizada é motivante para o estudante que é ativo na busca de evidencia e transferência do conhecimento, e que tem oportunidade de observar melhorias na prática clínica e mudanças nos contextos.

Keywords : Enfermagem; Prática Clínica Baseada em Evidências; Aprendizagem; Estudantes; Gestão do Conhecimento..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )