Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
New Trends in Qualitative Research
versão On-line ISSN 2184-7770
Resumo
FERREIRA, Óscar Ramos; BAIXINHO, Cristina Lavareda; MEDEIROS, Marcelo e FERNANDES DE OLIVEIRA, Ellen Synthia. Aprender a usar evidência no curso de licenciatura em enfermagem: Resultados de um Focus Group. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.35-43. Epub 29-Nov-2021. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.35-43.
Introdução: A prática baseada na evidência tem benefícios para a melhoria dos cuidados de saúde e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Tal como outras áreas precisa de ser aprendida. Objetivo: Compreender a perspetiva dos estudantes, do curso de licenciatura em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica Métodos: Focus Group com oito participantes. A análise qualitativa dos achados foi efetuada com recurso ao software WebQDA® e seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Seguiram-se os princípios éticos inerentes à investigação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: Emergiram quatro categorias: Pertencer, Usar evidência, Melhorar Cuidados e Desenvolver competências e respetivas subcategorias. A perceção dos estudantes é que a participação em projetos de transferência de conhecimento para a clínica gera oportunidades de aprendizagem relacionadas com o uso e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências. Conclusões: A metodologia utilizada é motivante para o estudante que é ativo na busca de evidencia e transferência do conhecimento, e que tem oportunidade de observar melhorias na prática clínica e mudanças nos contextos.
Palavras-chave : Enfermagem; Prática Clínica Baseada em Evidências; Aprendizagem; Estudantes; Gestão do Conhecimento..