SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Percepción de calidad de vida en sobrevivientes a morbilidad materna extrema en una ciudad ColombianaFacebook e pandemia da COVID-19: Um estudo sobre o compartilhamento de crenças online índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MARANDOLA, Thalita da Rocha et al. Análise do Processo do Cuidar na Atenção Básica: Deslocando o Olhar do Eu-Trabalhador. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.70-77.  Epub 02-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.70-77.

A Atenção Básica (AB) é o principal acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde brasileiro, é neste campo que a Estratégia Saúde da Família (ESF) atua com a promoção, prevenção, reabilitação, produzindo o cuidado com o usuário pertencente a sua área de abrangência. A ESF compõem o território dos usuários e está próximas as famílias e são nestas relações que há produção do cuidado. Conhecendo este contexto, é relevante discutirmos as práticas de cuidado realizadas nestes espaços, de forma a contribuir com o processo de trabalho destas equipes e apoiá-los na produção do cuidado em saúde. Objetivos: analisar a produção do cuidado realizado pelos trabalhadores de uma equipe da Estratégia Saúde Família, de um município de grande porte, no sul do País. Métodos: Trata-se de uma pesquisa interferência, na perspectiva cartográfica, que utilizou-se do usuário cidadão guia e tenda do conto para acessar as formas como o cuidado é produzido. Foi escolhida uma família cidadã guia a partir das indicações da equipe de ESF de uma UBS. O acompanhamento ocorreu no período de 2016 e 2017. Os encontros foram registrados por meio de gravações em áudio e diário de campo. A tenda do conto foi uma ferramenta utilizada em uma das reuniões de equipe como um dispositivo disparador para a reflexão do trabalho. Resultados e conclusão: a complexidade do caso apresentado pela família cidadã guia suscitou a discussão do processo de subjetivação a que estamos sujeitos, e que produzem olhar armado sobre o usuário e suas necessidades em saúde de forma a interferir diretamente na produção do cuidado deste indivíduo/família. Identificamos que uma forma de apoiar o trabalhador em saúde nesta desconstrução do olhar armado é incentivando a reflexão do processo de trabalho diário. E a educação permanente em saúde (EPS) é apresentada como uma alternativa neste processo.

Palavras-chave : Produção do Cuidado; Atenção Básica; Cartografia; Processo de Trabalho; Usuário Cidadão Guia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )