SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O Mundo Sombrio das Mulheres Vítimas de Violência: Uma Análise Qualitativa dos Boletins de OcorrênciaPesquisa qualitativa na pandemia da COVID-19: Uma experiência com homens e o tema da violência doméstica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CARMONA, Ana Paula Reis; QUARESMA, Maria da Graça  e  LUCAS, Pedro. Enfermeiro Gestor de Caso na promoção da prevenção da Violência Doméstica - Revisão Integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.106-113.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.106.113.

A Violência doméstica é um importante problema de Saúde Pública devido à sua magnitude, frequência e repercussões para a saúde dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades. É um fenómeno multifactorial definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (Taft et al., 2012) Introdução: Os Enfermeiros detêm um importante papel nas equipas de saúde, tanto no reconhecimento da situação de violência como na resposta de prestação de cuidados às vítimas e suas famílias pelo que a Liderança é uma aptidão extraordinariamente necessária e exigida aos enfermeiros para influenciar as suas equipas a prestar cuidados de enfermagem que respondam às expectativas dos utentes (Amestoy et al., 2014); Objetivos: Identificar a evidência científica sobre a intervenção do enfermeiro gestor de caso, na promoção da prevenção da Violência Doméstica. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura de estudos indexados nas bases de dados MEDLINE (PubMed/Medline), CINAHL, Cochrane, e em outras bases de dados da plataforma EBSCOHost (LILACS, SCOPUS e Web of Science), e ainda uma pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados são referentes ao período entre 2010 e 2020; Resultados: Foram incluídos 11 artigos sobre implementação de programas de deteção e prevenção da Violência Doméstica com resultados para as vítimas, para os enfermeiros, para os enfermeiros gestores e para a eficiência das organizações, em Cuidados de Saúde Primários e em Hospitais. Conclusões: A Implementação de Modelos de Gestão de Caso melhora a resposta às vítimas de violência, com consequências na qualidade dos cuidados prestados, com aumento de resultados na prevenção. Não foram encontrados estudos relacionando o enfermeiro gestor de caso para a violência doméstica, em Cuidados de Saúde Primários.

Palavras-chave : Enfermagem; Administração de Caso; Violência Doméstica; Cuidados de Saúde Primários; Revisão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )