SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Enfermeiro Gestor de Caso na promoção da prevenção da Violência Doméstica - Revisão IntegrativaEstudante de Enfermagem em Ensino Clínico: Estudo Qualitativo da Tipologia de Decisão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ABADIO DE OLIVEIRA, Wanderlei; MAGRIN, Juliana Cristina  e  CARVALHO, Julia Maria Terossi. Pesquisa qualitativa na pandemia da COVID-19: Uma experiência com homens e o tema da violência doméstica. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.114-120.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.114-120.

Introdução. A pandemia da COVID-19 impactou a área da saúde, diferentes setores da sociedade, assim como a saúde mental das pessoas e o desenvolvimento de pesquisas com delineamentos diversos. Objetivos. Esse estudo teve como objetivo refletir sobre as dificuldades colocadas à pesquisa qualitativa em tempos de pandemia e o modo de as ultrapassar a partir de um relato de experiência. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. Na análise da experiência foi utilizada a técnica expressivo-criativa “redemoinho de ideias”. Resultados. A experiência foi exitosa, principalmente, no que se refere ao recrutamento de público-alvo para a pesquisa qualitativa. Na prática científica experienciada e relatada todos os pontos fortes de entrevistas on-line empregadas em pesquisas científicas foram alcançados: maior abrangência geográfica dos participantes; economia de recursos financeiros e redução de tempo na coleta de dados, maior segurança sanitária para participantes e pesquisadores e a possibilidade de investigar tópicos socialmente sensíveis (como a violência doméstica ou o ser violento) sem grandes constrangimentos. Na análise da experiência, verificou-se que a vivência da pandemia no campo da individualidade mobilizou sentimentos negativos e a perspectiva de que a pandemia seria situação temporária, mas sem potencial para afetar a pesquisa proposta. As respostas institucionais favoreceram a superação da crise e o surgimento de alternativas metodológicas. A resolução para os problemas enfrentados pelos pesquisadores passou por um processo heurístico de inventar novas formas de acessar fatos ou os fenômenos de interesse. Conclusões. Espera-se contribuir para a reflexão sobre as possibilidades do uso da tecnologia a partir de um caso específico, além de ampliar a discussão sobre a importância do detalhamento de métodos, instrumentos e procedimentos de coleta de dados em futuros estudos qualitativos desenvolvidos on-line.

Palavras-chave : Pandemia; Pesquisa Qualitativa; Violência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )