SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Pesquisa qualitativa na pandemia da COVID-19: Uma experiência com homens e o tema da violência domésticaRepresentações Sociais de Puérperas Sobre a Adesão ao Pré-Natal Na Fronteira Franco-Brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MENDES, Fátima; PINHEIRO JOSE, Maria  e  VINHEIRA, Patricia. Estudante de Enfermagem em Ensino Clínico: Estudo Qualitativo da Tipologia de Decisão. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.121-129.  Epub 07-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.121-129.

A tomada de decisão é uma das competências fundamentais em enfermagem. A aprendizagem da competência de tomada de decisão vem emergindo como área crescente da formação em enfermagem, implicando entre outros aspetos, a reflexão. Os ensinos clínicos são um momento privilegiado de aprendizagem destas competências possibilitando ao estudante um processo de construção do saber profissional, situado em determinado contexto. Com o objetivo de compreender os tipos de tomada de decisão dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, de caracter exploratório e descritivo, com recolha de dados efetuada através de análise documental dos jornais de aprendizagem elaborados pelos estudantes finalistas de enfermagem, em ensino clínico. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin através do software webQDA®. Participaram no estudo 31 estudantes a frequentarem a Unidade Curricular de Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição que elaboram um total de 31 jornais de aprendizagem. Das 143 unidades de registo identificadas, a Decisão de Intervenção obteve 63 unidades de registo, a Decisão de Compreensão, 41 unidades de registo, a Decisão de Comunicação, 24 unidades de registo, a Decisão de Gestão, 10 unidades de registo, e a Decisão de Temporização e Focalização, 3 e 2 unidades de registo, respetivamente. Conclui-se que os estudantes parecem tomar mais decisões relacionadas com o agir, com a compreensão da situação de cuidados e com a comunicação com o cliente. Com este estudo compreendemos a tipologia da tomada de decisão dos estudantes de enfermagem de forma a potencializar a sua aprendizagem na formação em enfermagem. O conhecimento que emergiu da interpretação, comparação e síntese dos jornais de aprendizagem, só foi possível pela ‘leitura’ das narrativas que a metodologia qualitativa viabilizou.

Palavras-chave : Estudantes de Enfermagem; Ensino Clínico; Tomada de Decisão; Estudo Qualitativo; Educação em Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )