SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Estudante de Enfermagem em Ensino Clínico: Estudo Qualitativo da Tipologia de DecisãoEnfermagem Avançada - Conceptualização através de Grupos Focais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

MENDES, Lise Maria Carvalho et al. Representações Sociais de Puérperas Sobre a Adesão ao Pré-Natal Na Fronteira Franco-Brasileira. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.130-137.  Epub 09-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.130-137.

Introdução: No Brasil, os indicadores da assistência pré-natal demonstram uma persistência da inadequação dos serviços de saúde. Esta inadequação é observada principalmente na região Amazônica, mediante contexto de desigualdades sociais e regionais. Desta forma, este estudo pretende compreender as representações sociais sobre a busca pela assistência pré-natal por puérperas que aderiram ao pré-natal tardiamente na região supracitada. Metodologia: estudo qualitativo, realizado com 13 puérperas, em Alojamento Conjunto. As entrevistas foram semi-diretivas, gravadas e transcritas na íntegra, organizadas a partir da Análise Temática. Resultados: Verificou- se as categorias: Percepção socialmente construídas da assistência pré-natal e Obstáculos que interferem na não-adesão ao pré-natal. Conclusões: A prevenção, o acolhimento e a aprendizagem são as principais percepções que motivam à realização do pré-natal. As representações dos obstáculos à adesão inserem-se nas precárias relações trabalhistas, violência de gênero, variabilidade linguística e culturais; a ausência das redes de apoio e desorganização dos serviços.

Palavras-chave : Serviços de Saúde Materna; Saúde na Fronteira; Saúde Materna..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )