SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Itinerário Terapêutico e Vulnerabilidade Social em Adultos com Doença FalciformeArticulação teórico-prática na formação do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

CARDOSO, Fabrício Luz; FRANCO DA ROCHA TONHOM, Sílvia; GALBIATTI, José Antonio  e  CHIRELLI, Mara Quaglio. Avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Reflexões acerca do processo. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.211-217.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.211-217.

Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem based learning (PBL) é um método ativo, entre outros, utilizado por instituições de ensino superior e a avaliação é um aspecto fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Considerando o tempo de desenvolvimento de métodos ativos, identificou-se a necessidade de realizar uma investigação em uma faculdade do interior paulista/Brasil, com o objetivo de analisar como está sendo desenvolvido o processo de avaliação, no cenário de tutorial dessa instituição. Método: fundamentou-se de acordo com a metodologia de pesquisa qualitativa em saúde com a realização de entrevistas com trinta estudantes da 1° a 4° série de medicina e 1° e 2° séries de enfermagem da referida instituição, no ano de 2018 e com dezoito tutores com no mínimo dois anos de experiência. Utilizou-se um instrumento com uma parte de identificação e outra com questões norteadoras. A análise dos dados foi facilitada pelo uso do software de análise qualitativa webQDA® e orientada pela análise de conteúdo temática. Resultados: Após o processamento da análise, identificou-se alguns temas, cujo aspectos referente a Avaliação será explorado neste artigo: compreensões acerca das avaliações durante o processo tutorial; critérios de avaliação e dificuldade em avaliar o desempenho de estudantes e professores. Conclusão: A abordagem qualitativa possibilitou analisar o que estudantes e docentes da instituição pesquisada pensam a respeito da estrutura da avaliação no PBL e permitiu a observação das experiências de outras instituições de ensino superior ao redor do mundo.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação; Ensino; Enfermagem; Medicina..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )