SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Reflexões acerca do processoOs sentidos da reunião de equipe de uma unidade de internação pediátrica: Compreensão de profissionais e gestoras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

PERES, Cássia Regina Fernandes Biffe et al. Articulação teórico-prática na formação do enfermeiro. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.218-225.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.218-225.

Introdução: historicamente, as ações de saúde pautaram-se no cuidado biológico, fragmentado, hospitalar e especializado. A formação do enfermeiro manteve a premissa de que a teoria deve anteceder a prática, com currículos organizados por disciplinas. No entanto, essa organização curricular vem sendo questionada. As Diretrizes Curriculares Nacionais, apontam para a necessidade da formação por competência, integralidade do cuidado, olhar ampliado do processo saúde-doença e da capacidade de atender as necessidades da população. Nesse sentindo, as Instituições de Ensino devem aproximar os estudantes ao mundo do trabalho, buscando superar o desafio de articular teoria e prática. Para essa compreensão, partiu-se da pergunta: como se dá a articulação teórico- prática na graduação em enfermagem? Objetivo: analisar como está ocorrendo a articulação teórico-prática na formação do enfermeiro no estado de São Paulo-Brasil. Método: estudo qualitativo fundamentado na hermenêutica-dialética, que analisou entrevistas de 21 professores de seis cursos de enfermagem. Resultados: observou-se, por um lado, aspectos que comprometem a articulação teórico-prática, como a organização curricular por disciplinas, a falta de definição dos conteúdos básicos necessários à formação do enfermeiro e a dicotomia entre ciclo básico e profissional. Em contrapartida, evidenciou-se um caminhar para efetivar essa articulação constatado pelo reconhecimento da importância do planejamento curricular conjunto e por iniciativas de currículo integrado, com construção do conhecimento a partir do mundo do trabalho. Conclusões: a articulação teórico-prática representa grande desafio na formação do enfermeiro. Seu enfrentamento pressupõe mudanças paradigmáticas nos currículos e, consequentemente, na forma de pensar e agir dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, visando à praxis.

Palavras-chave : Educação em Enfermagem; Currículo; Prática Profissional; Competência Profissional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )