SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Understandings and Misunderstandings about the Offer and Absence of Complementary Therapies by Managers in Primary Health CarePotentialities of webQDA® for Qualitative Analysis Barriers Faced by Nurses Working in Basic Health Units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

DESTRO, José Stéfano Faia et al. Prevenção e intervenção à dependência de álcool ao idoso na Atenção Primária à Saúde: Revisão integrativa da literatura. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.254-262.  Epub Dec 12, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.254-262.

Introdução: O Brasil tem vivenciado um rápido processo de transição demográfica trazendo consigo novos desafios à saúde pública, dentre eles, a dependência de álcool entre idosos. Objetivo: analisar as evidências literárias sobre as ações de prevenção e intervenção para ao idoso dependente de álcool na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Revisão Integrativa da Literatura realizada em 2020 nas bases de dados LILACS, BDEnf, CUMED, IBECS, MedLine, SciELO, SCOPUS e Web of Science, a partir dos seguintes descritores: “Idoso”, “Álcool”, “Alcoolismo”, “Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool” e “Atenção Primária à Saúde”. Os critérios de inclusão foram: artigos originais disponíveis on-line na íntegra, nos idiomas inglês, português e espanhol e os de exclusão artigos de revisão bibliográfica, teses, dissertações e opinião de especialistas. Foram identificados um total de 1159 artigos, após exclusão por duplicidade, aplicação de critérios de exclusão e análise qualitativa, permaneceram seis artigos. Resultados: da análise dos dados obtidos foram estruturadas três categorias: Necessidade de triagem para consumo de álcool em pacientes idosos da APS, Eficácia de Intervenção Breve para consumo de álcool na APS e Barreiras para implementação de triagem para consumo de álcool e Intervenção Breve. Conclusões: a aplicação de estratégias de enfrentamento ao consumo de álcool aos pacientes idosos da APS possui custo benefício comprovado, porém não são amplamente realizadas, havendo mais barreiras do que facilitadores para sua implementação. Diante deste contexto, é necessário a realização de estudos objetivando avaliar a eficácia da triagem para consumo de álcool e Intervenção Breve em idosos devido a escassez de estudos em âmbito nacional.

Keywords : Idoso; Álcool; Alcoolismo; Transtornos Relacioandos ao Uso de Álcool; Atenção Primária à Saúde..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )