SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Prevenção e intervenção à dependência de álcool ao idoso na Atenção Primária à Saúde: Revisão integrativa da literaturaO impacto do Parto Humanizado nas Parturientes de um Hospital Público índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

NASCIMENTO, Alexandra Bulgarelli do; MAEDA, Sayuri Tanaka  e  EGRY, Emiko Yoshikawa. Potencialidades do webQDA® para análise qualitativa das barreiras enfrentadas por enfermeiras atuantes em Unidades Básicas de Saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.263-269.  Epub 12-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.263-269.

Introdução: A Atenção Primária à Saúde realiza a coordenação do cuidado e a Enfermagem é primordial neste campo. No Brasil, a Atenção Primária não tem recebido suficiente financiamento para cumprir a missão participativa no Sistema Único de Saúde. A Enfermagem tem sua atuação limitada devido à adoção de políticas desarticuladas do compromisso em responder às necessidades em saúde. Objetivos: Conhecer as potencialidades e os limites da atuação da Enfermagem no nível municipal e reconhecer as potencialidades do webQDA® para análise qualitativa das barreiras enfrentadas por enfermeiras atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Método: Estudo qualitativo que realizou a análise de conteúdo de Bardin, com o apoio do webQDA®, para desvelar o significado dos discursos provenientes de dois grupos focais, realizados com a colaboração de 13 enfermeiras atuantes em UBS de um município paulista. Resultados e Discussão: Os discursos transcritos em arquivo word foram inseridos no webQDA® como fonte interna. A árvore de codificação das categorias empíricas foi criada, com a inclusão dos códigos: ‘Barreiras Identificadas’ e ‘Superação da Realidade’. Diante da análise de conteúdo, como preconizado por Bardin, emergiram as sub-categorias, codificadas em: Barreiras Identificadas: Sobrecarga de Trabalho, Enfrentamento às Necessidades em Saúde Complexas e Déficit na disponibilidade de recursos; e Superação da Realidade: Enfermagem como Prática Social. Conclusões: O webQDA® apoiou a sistematização da análise crítica dos dados qualitativos, permitindo denotar que a atuação da Enfermagem em Unidades Básicas de Saúde enfrenta barreiras relacionadas à sobrecarga de trabalho, deficit na disponibilidade de recursos e resposta às necessidades complexas. Entretanto, tem na Enfermagem como Prática Social um elemento importante para prover a superação da realidade.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Atenção Primária à Saúde; Unidade Básica de Saúde; Enfermagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )