SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Videos about Covid-19 for People with Disabilities: Contributions of the analysis in the light of the Cognitive Theory of Multimedia LearningReflections on Playing as a Promoter of the Integral Development of Children with Autistic Spectrum Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

HENRIQUES, Helga Rafael et al. Bem-estar em pessoas idosas institucionalizadas durante a pandemia: Uma revisão integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.284-294.  Epub Dec 20, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.284-294.

Introdução. As pessoas idosas residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) são um dos grupos de maior vulnerabilidade na pandemia por COVID-19. As medidas de distanciamento social inerentes à prevenção da COVID-19 poderão influenciar o bem-estar das pessoas institucionalizadas. Objetivos. Identificar estudos que permitam compreender o bem-estar das pessoas idosas residentes em ERPI face ao cumprimento das medidas de prevenção e controlo de infeção para a COVID-19; Métodos. Revisão integrativa da literatura de acordo com a estratégia PCC (população, conceito e contexto) em que P corresponde às Pessoas idosas sujeitas a medidas de prevenção e controlo de infeção para a COVID-19, C ao Bem-estar e C às ERPI. Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, CINAHL, Pubmed, SCOPUS e Web of Science. A colheita de dados decorreu em março de 2021. A pesquisa e seleção dos artigos foram orientadas pela Preferred Reporting Items for Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses. A avaliação da qualidade seguiu a Joanna Briggs International. Resultados. Foram identificados seis artigos que avaliaram o bem-estar de pessoas idosas institucionalizadas durante a pandemia. Os resultados sugerem que as medidas de prevenção e controle de infeção implementadas em ERPI poderão ter efeitos no bem-estar percecionado pelas pessoas idosas residentes, pela perda de contacto humano e pela perda de espaço de circulação, com declínio cognitivo, perda de capacidade funcional, mal-estar emocional e solidão. Conclusões. As medidas de prevenção e controlo implementadas nas ERPI no contexto da pandemia por COVID-19 parecem ter influenciado negativamente o bem-estar das pessoas idosas residentes.

Keywords : Lares; Envelhecimento; Bem-Estar; COVID-19; Controle de Infeção..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )