SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Vídeos sobre Covid-19 para Pessoas com Deficiência: Contribuições da análise à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem MultimídiaReflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

HENRIQUES, Helga Rafael et al. Bem-estar em pessoas idosas institucionalizadas durante a pandemia: Uma revisão integrativa. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.284-294.  Epub 20-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.284-294.

Introdução. As pessoas idosas residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) são um dos grupos de maior vulnerabilidade na pandemia por COVID-19. As medidas de distanciamento social inerentes à prevenção da COVID-19 poderão influenciar o bem-estar das pessoas institucionalizadas. Objetivos. Identificar estudos que permitam compreender o bem-estar das pessoas idosas residentes em ERPI face ao cumprimento das medidas de prevenção e controlo de infeção para a COVID-19; Métodos. Revisão integrativa da literatura de acordo com a estratégia PCC (população, conceito e contexto) em que P corresponde às Pessoas idosas sujeitas a medidas de prevenção e controlo de infeção para a COVID-19, C ao Bem-estar e C às ERPI. Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, CINAHL, Pubmed, SCOPUS e Web of Science. A colheita de dados decorreu em março de 2021. A pesquisa e seleção dos artigos foram orientadas pela Preferred Reporting Items for Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses. A avaliação da qualidade seguiu a Joanna Briggs International. Resultados. Foram identificados seis artigos que avaliaram o bem-estar de pessoas idosas institucionalizadas durante a pandemia. Os resultados sugerem que as medidas de prevenção e controle de infeção implementadas em ERPI poderão ter efeitos no bem-estar percecionado pelas pessoas idosas residentes, pela perda de contacto humano e pela perda de espaço de circulação, com declínio cognitivo, perda de capacidade funcional, mal-estar emocional e solidão. Conclusões. As medidas de prevenção e controlo implementadas nas ERPI no contexto da pandemia por COVID-19 parecem ter influenciado negativamente o bem-estar das pessoas idosas residentes.

Palavras-chave : Lares; Envelhecimento; Bem-Estar; COVID-19; Controle de Infeção..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )