SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Reflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do Espectro AutistaO papel da educação interprofissional no processo de reorientação da formação em saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

NASCIMENTO, Alexandra Bulgarelli. Análise qualitativa do Plano Municipal de Saúde de São Paulo, Brasil -Com o apoio do software webQDA®. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.304-312.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.304-312.

Introdução: O Sistema Único de Saúde, no Brasil, tem o objetivo de assistir à população em suas necessidades em saúde. Para tanto, os municípios contam com o Plano Municipal de Saúde (PMS) para planejar e monitorar as ações implementadas. Objetivos: Analisar como o PMS de São Paulo reconhece as necessidades em saúde da população, em especial, de grupos sociais vulneráveis, e analisar o apoio do software webQDA® na organização e análise do grande volume de dados qualitativos provenientes do PMS de São Paulo. Método: Estudo qualitativo com análise de conteúdo de Bardin e apoio do webQDA®, para desvelar o significado do PMS de São Paulo de 2014-2017. Resultados e Discussão: O PMS em arquivo word foi inserido no webQDA® como fonte interna. A árvore de codificação das categorias empíricas foi criada, com a inclusão dos códigos: ‘Vulnerabilidades Sociais’ e ‘Resposta às Necessidades em Saúde’, e a análise de conteúdo de Bardin, foi realizada evidenciando que o PMS de 2014-2017 está centrado em ideias de natureza funcionalistas e pautado na produtividade dos serviços, em detrimento da identificação das heterogêneas necessidades em saúde, em especial, de grupos sociais vulneráveis. Conclusões: O PMS de 2014-2017 trouxe alguns objetivos relacionados à presença de vulnerabilidades na cidade de São Paulo, o que é um avanço, apesar de quantitativamente possuir reduzida representatividade frente à maioria dos objetivos propostos e direcionados para responder à ocorrência de doenças e agravos, desarticulados dos perfis epidemiológicos dos diferentes grupos sociais. O webQDA® apoiou o desenvolvimento deste estudo, ao permitir o manejo de grande volume de dados qualitativos, bem como o remanejamento de trechos do PMS entre os códigos, como proposto pela análise de conteúdo de Bardin que estabelece a necessidade de exaustão da análise dos fragmentos extraídos para composição das unidades de significado e explicação do fenômeno sob análise.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Planejamento em Saúde; Sistema Único de Saúde; Avaliação das Necessidades de Cuidados de Saúde; Vulnerabilidade Social..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )