SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Qualitative Analysis of the Municipal Health Plan of Sao Paulo, Brazil -With the Support of the webQDA® SoftwarePerceptions of School Teenagers on Health and the Environment for Sustainable Practices and Health Promoters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

DE MOURA VILLELA, Edlaine Faria et al. O papel da educação interprofissional no processo de reorientação da formação em saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.313-322.  Epub Dec 21, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.313-322.

Introdução: No Brasil, nos últimos anos, vem sendo verificado um esforço para incorporar a educação interprofissional nas políticas indutoras de reorientação profissional em saúde. Nesse contexto, destaca-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, fundamentado na tríade ensino-serviço-comunidade. Objetivos: Descrever experiências e conhecimentos construídos coletivamente na implementação do PET-I no contexto das práticas da educação interprofissional no município de Jataí, Goiás. Métodos: Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado nas bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional, realizado entre agosto de 2019 e novembro de 2020. Resultados: Todos os participantes de cada etapa da pesquisa apresentaram uma atitude positiva e receptiva em relação ao trabalho interprofissional, mencionando que ele promove resultados benéficos, especialmente para a resolutividade da atenção e da segurança dos usuários. Em alguns momentos, porém, verificaram-se visões estereotipadas sobre as profissões. Foi marcante o pensamento de que a EIP é algo muito bom, que apresenta vantagens, mas é muito difícil fazê-la e conseguir disseminá-la para todos os profissionais ou trabalhar de fato em equipe. Conclusões: Ao analisar as percepções dos participantes percebemos que as habilidades e conhecimentos propostos pelo PET-I para uma formação interprofissional podem superar a mecanização e as visões fragmentadas do cuidado em saúde, resultando em uma formação humanizada, integrada e que pode gerar novas respostas às atuais necessidades.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Equipe de Saúde; Formação Profissional em Saúde; Relações Interprofissionais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )