SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Análise qualitativa do Plano Municipal de Saúde de São Paulo, Brasil -Com o apoio do software webQDA®Percepções de Adolescentes Escolares sobre Saúde e Meio Ambiente para Práticas Sustentáveis e Promotoras de Saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

DE MOURA VILLELA, Edlaine Faria et al. O papel da educação interprofissional no processo de reorientação da formação em saúde. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.313-322.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.313-322.

Introdução: No Brasil, nos últimos anos, vem sendo verificado um esforço para incorporar a educação interprofissional nas políticas indutoras de reorientação profissional em saúde. Nesse contexto, destaca-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, fundamentado na tríade ensino-serviço-comunidade. Objetivos: Descrever experiências e conhecimentos construídos coletivamente na implementação do PET-I no contexto das práticas da educação interprofissional no município de Jataí, Goiás. Métodos: Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado nas bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional, realizado entre agosto de 2019 e novembro de 2020. Resultados: Todos os participantes de cada etapa da pesquisa apresentaram uma atitude positiva e receptiva em relação ao trabalho interprofissional, mencionando que ele promove resultados benéficos, especialmente para a resolutividade da atenção e da segurança dos usuários. Em alguns momentos, porém, verificaram-se visões estereotipadas sobre as profissões. Foi marcante o pensamento de que a EIP é algo muito bom, que apresenta vantagens, mas é muito difícil fazê-la e conseguir disseminá-la para todos os profissionais ou trabalhar de fato em equipe. Conclusões: Ao analisar as percepções dos participantes percebemos que as habilidades e conhecimentos propostos pelo PET-I para uma formação interprofissional podem superar a mecanização e as visões fragmentadas do cuidado em saúde, resultando em uma formação humanizada, integrada e que pode gerar novas respostas às atuais necessidades.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Equipe de Saúde; Formação Profissional em Saúde; Relações Interprofissionais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )