SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Perceptions of School Teenagers on Health and the Environment for Sustainable Practices and Health PromotersMapping Nursing Interventions of Acute Kidney Injury: Scoping Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

RIANI, Luiza Cesar Costa; SABINO, Fabiano Henrique Oliveira; GONCALVES, Marília  and  CARLOS, Diene Monique. Procedimentos éticos de pesquisas junto a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: Um olhar necessário. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.332-339.  Epub Dec 22, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.332-339.

Introdução: No Brasil, crianças e adolescentes figuram como as principais vítimas de violência doméstica, sexual ou outros tipos de violência interpessoal e autoprovocada. A atualidade pluraliza as tipificações de violência, gerando margem para dubiedade em relação aos preceitos de cada cenário. Emerge-se então, diante deste cenário, a grande necessidade de compreensão, investigação e aprofundamento destes fenômenos e das populações envolvidas neles; entretanto, questões como privacidade, sigilo e segurança podem produzir dilemas éticos para pesquisadores, participantes do estudo e profissionais. Objetivo: relatar e refletir sobre os procedimentos éticos de duas pesquisas qualitativas, uma junto a famílias envolvidas em violências interpessoais contra crianças e adolescentes e outra junto a adolescentes envolvidos em violências autoinfligidas. Métodos: relato de experiência de dois estudos qualitativos realizados em municípios de médio porte do estado de São Paulo, Brasil. Resultados: A adoção de abordagens metodológicas que favoreçam a escuta ampliada e o acolhimento dos participantes, para além da coleta de informações, deve ser priorizada; ademais das estratégias de cuidado continuado, como encaminhamento para serviços de saúde e articulação com o território. Os campos de estudo precisam ser parceiros e efetivamente coparticipantes desta construção que envolve pesquisas e cuidados em saúde que se tornam indissociáveis, e não simplesmente cenários de pesquisa. Conclusões: O debate durante a formação dos profissionais que lidam com os casos das tipificações de violência deve perpassar os muros da academia e da prática, além disso, pesquisas sobre violências envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias são desafiadoras do ponto de vista ético, legal, técnico e econômico. Entretanto, tais populações devem ser vistas e ouvidas na construção de conhecimento científico, principalmente em assuntos que os envolvem diretamente.

Keywords : Criança; Adolescente; Violência; Ética..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )