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New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BOSCATELI, Paula Carolina de Castro et al. A influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade na Reabilitação Física. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.404-411.  Epub 22-Dez-2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.404-411.

Introdução: A saúde da pessoa com deficiência tem primazia e nos últimos anos ganhou expressão, mas para tanto faz-se necessário que profissionais estejam aptos para atuarem com essa parcela da população seguindo os preceitos e políticas que norteiam suas práticas, nesse escopo tem magnitude a integralidade. Objetivo: Compreender a influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade no contexto da Reabilitação Física. Metodologia: Pesquisa qualitativa sustentada na Hermenêutica- dialética com coleta de informações sócio demográficos e entrevista guiada por uma questão norteadora com a totalidade dos integrantes da equipe multiprofissional de um Centro de Reabilitação e a análise dos dados recolhidos ocorreu por meio do Método de Interpretação dos Sentidos. Resultados: Os discursos dos profissionais da equipe desvelaram três categorias analíticas: pouca valorização da integralidade na formação profissional, lacuna no processo ensino-aprendizagem relacionada a Reabilitação Física e escassez de treinamentos e cursos com enfoque na integralidade. Nota-se uma percepção superficial da integralidade pelos profissionais apontando para a necessidade de transformação das práticas em saúde, contudo esta mudança de direção encontra- se intimamente atrelada a formação profissional que suplica pela valorização da integralidade. Conclusões: Através da Hermenêutica-dialética compreende-se a necessidade da mudança do paradigma cultural na formação dos profissionais que só ocorrerá com alterações nos rumos estabelecidos em alguns cursos de graduação, onde a abordagem integral deve superar o reducionismo ao biológico, ou seja, colocar a pessoa com deficiência como foco das ações em substituição a incapacidade; ressalta- se ainda a necessidade de pesquisas futuras para verificar possíveis ações com o propósito da integralidade estar contextualizada no cursos de graduação na área da saúde.

Palavras-chave : Integralidade em Saúde; Assistência Integral à Saúde; Reabilitação; Equipe de Assistência ao Paciente; Educação..

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