SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Building Event History Calendar Domains: Methodological Elements of Constructivist Grounded TheoryThe influence of clown art on the academic training of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

VENANCIO, Catarina  and  PRESADO, Maria Helena. Cuidar da grávida com cancro: Estratégias dos enfermeiros obstetras. NTQR [online]. 2021, vol.8, pp.460-468.  Epub Dec 22, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.460-468.

Surgem cada vez mais casos de cancro na gravidez, possivelmente pela degeneração celular associada ao aumento da idade materna e/ou pela exposição ambiental a fatores de risco. A simultaneidade do cancro e da gravidez levanta complexos dilemas éticos e terapêuticos. É premente cuidar destas mulheres que vivem duas experiências tão contraditórias, como sejam a gravidez e o cancro. O cuidado multiprofissional pode ser um recurso complementar e fundamental, sendo importante cuidar da equipa para cuidar das grávidas/família a vivenciar este processo. Objetivo: Compreender as estratégias do enfermeiro obstetra promotoras do cuidar das mulheres com cancro concomitante com a gravidez/puerpério. Método: Desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem qualitativa para responder à questão “Quais as estratégias do enfermeiro obstetra no cuidar da grávida com cancro?” Privilegiou-se a entrevista semidiretiva, como instrumento de colheita de dados e foram realizadas entrevistas a quatro enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica na região de Lisboa, entre outubro de 2019 e março de 2020, que prestaram cuidados a grávidas com cancro. Os achados foram submetidos a análise de conteúdo suportada por software WebQDA®. Resultados: A evidência científica disponível é escassa. Os enfermeiros especialistas consideram como principais estratégias utilizadas para a promoção do comportamento adaptável da grávida com cancro, a comunicação e articulação com outros profissionais. Apresentam ainda algumas limitações no cuidar destas mulheres relacionadas com características pessoais. Conclusão: É fundamental investir nas competências dos enfermeiros no cuidar das gravidas com cancro, evidenciam necessidade de um trabalho em equipa multidisciplinar com a realização de reuniões e de se investir na formação e no desenvolvimento de mais investigação.

Keywords : Enfermeiro Obstetra; Estratégias; Cuidar; Grávida; Cancro..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )